• Ideias & Ensaios

2020, um ano para nunca esquecermos.

Atualizado: 31 de Dez de 2020

2020 foi o ano em que algumas vidas foram transformadas e outras viraram de cabeça para baixo. Eu costumo dizer que 2020 foi um ano ímpar se tratando de oportunidades de todos os tipos, mas a principal delas foi ter dado a possibilidade única de refletir sobre a nossa forma de vida e a importância que damos para determinados valores. Foi o ano que nos apresentou os invisíveis sociais, gente que estava à margem da sociedade e que apareceu como um passe de mágica, gente que não víamos e não tínhamos a ideia da existência deles e estavam em milhares e não em unidades, daí me pergunto, como isso foi possível?

2020 mostrou um ser humano sem a menor empatia e deixou que o Ego expusesse o egoísmo com o próximo. Ao invés do isolamento proposto pelas autoridades médicas, uma parcela considerável da sociedade correu para a rua, bares, baladas, praias e outros tipos de aglomeração causando a proliferação de um dos maiores males da atualidade sem que fossem capazes de pensar que poderiam ser agentes de transmissão para esse novo vírus e que em alguns casou levou a óbito muita gente que vinha se protegendo.

Mas no meio dessa balburdia toda, 2020 nos deu a oportunidade de refletirmos sobre nossa vida, o que queremos, o que fazemos e como olhamos o mundo e tudo que nos cerca. Para algumas pessoas o isolamento foi um verdadeiro tormento, para outras o processo foi mais tranquilo. Pessoas que viviam na dependência de terceiros para serem “felizes” de uma hora para outra se viram sozinhas e sem saber o que fazer, algumas entraram em depressão e outras se depararam consigo mesmo e resolveram colocar ordem na casa (leia-se cabeça). O isolamento social permitiu que famílias inteiras se redescobrissem e refizessem suas conexões com filhos, esposas, maridos e outros membros da família.

As possibilidades se apresentaram e alguns foram capazes de enxergar isso e alavancar a própria vida para um outro patamar saindo do ostracismo que se encontravam. E essa mudança se deu em todos os âmbitos: profissional, social e familiar. As mudanças ocorreram não só com as pessoas, o mundo como conhecíamos ficou e vai ficar diferente em virtude da atuação do COVID-19, pois alguns se deram conta do que poderia ter sido a causa desse vírus, mas essa é uma conversa que não tenho condições de levar adiante por não ter conhecimento para isso.

Hoje dez meses após o início do isolamento, como estamos vivendo nossa vida, o que foi que você descobriu dentro de si e que mudanças foram feitas para mudar o que você achou que era importante?

2020 para alguns será marcado pela tristeza da lembrança daqueles que nos deixaram, da alegria daqueles que chegaram e da satisfação de termos aproveitado as oportunidades que surgiram. É claro que isso não é um senso comum, muitos irão discordar da minha posição, razoável, mas é inegável que 2020 terá sido para todos sem exceção, um ano de mudanças radicais. Ninguém ficou à margem do que aconteceu no mundo e ninguém ficará à margem do que ainda esta por vir em consequência dessas mudanças. Cabe a cada um de nós nos conscientizarmos sobre tudo o que aconteceu conosco e com todos, pois ficou claro que as mudanças que ocorreram na vida de muitas pessoas acabaram por refletir diretamente na vida de outras milhares de pessoas. Alguns perceberão isso com mais facilidade e outros não, mas o importante é o que você vai fazer daqui para frente e tomar uma atitude proativa e positiva, saber que você não está sozinho no mundo que existem pessoas que precisam de sua ajuda, de sua companhia, do seu abraço e do seu sorriso, e que também existem pessoas que estão plenamente dispostas a dar tudo isso para você. Ter a consciência de que você faz parte de uma família não nos moldes sociais que estamos acostumados, mas de uma família planetária, uma família que abrange seu vizinho, seu amigo, o estranho que lhe pediu um prato de comida na rua. Sua família de uma hora para outra aumentou de forma exponencial e se você foi capaz de se dar conta disso, seja feliz, aguarde por 2021 e aproveite cada minuto desse novo momento com seus novos familiares. O planeta Terra é a sua casa e as pessoas que residem nele são sua família.

Um Feliz 2021 para todos sem exceção, aproveito para pedir perdão a todos que de uma forma ou de outra se sentiram magoados com algum tipo de atitude da minha parte. Atitude essa motivada pela minha falta de maturidade e incapacidade de compreender melhor que eu não sou o dono da verdade. Que a Harmonia seja mais presente, que a paz seja um caminho mais comum e que a felicidade que mesmo sendo um estado de espírito, possa se tornar mais presente na vida de todos. Esses são meus votos para todos vocês.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pontes