• Ideias & Ensaios

Palavras

O que são palavras? Junção de caracteres que formam um bloco e que por sua vez pode virar um texto e indo um pouco mais além se transformarem em um livro, mas é só isso?

As palavras ditas ou pensadas são fontes de tantas energias geradas pelo seu conteúdo, são agregadoras e às vezes fazem o inverso desse propósito. O que são palavras além de uma ideia com forma para levar um pensamento até outras pessoas? A força e o peso que uma palavra tem ainda não foi possível de ser metricamente avaliado, mas cada palavra que proferimos ou pensamos são capazes de causar todo tipo de emoção seja ela interna ou externa. Alguns de nossos sentimentos muitas vezes são resultantes de coisas que ouvimos e que por sua vez geram sentimentos por coisas que dizemos.

Quantas vezes não medimos as palavras que dizemos a nós mesmos ou para terceiros, cada palavra tem sua forma e energia e justamente por causa disso nosso corpo reage com resultado imediato em nosso organismo. Quem nunca sentiu dores de cabeça, azia, um mal súbito logo após uma discussão acalorada e muitas vezes desnecessária, e da mesma forma que temos paz de espírito e tranquilidade na alma após uma conversa amena ou mesmo uma palestra que nos foi agradável em ouvir. A palavra se transforma em sentimento que é energia e que nos faz bem ou mal. Quando passamos a administrar melhor nossos pensamentos e consequentemente nossas palavras, isso também causa uma mudança de comportamento nas pessoas que estão a nossa volta, algumas também percebem que sua forma de se expressar mudou e que sua fala passa a ser mais tranquila e que essa tranquilidade não se resume somente na sua fala, mas também se reflete em suas ideias e seu comportamento.

A tranquilidade que boas palavras trazem para o nosso organismo é algo que a ciência já falou e comprovou, mas é necessário que o ser humano tome mais consciência sobre isso, pois nossa fala diz o que somos e também nos conecta aos nossos pares e afins. Quando realizamos mudanças em nosso comportamento, principalmente na forma como tratamos o próximo isso passa a surtir um efeito muito interessante em nossa vida e que as vezes demoramos um pouco para perceber. A serenidade que essa mudança faz nos permite criar uma “blindagem” contra palavras e pensamentos nocivos, pois isso começa a soar mal para você e automaticamente começamos um processo de mudança que é lenta e gradual, mas que ocorre.

Mas o que efetivamente essa mudança faz além do que foi dito acima? Quando eu mudo meus hábitos alimentares meu corpo reage de imediato à essa mudança, quando mudo a minha visão sobre determinada ideia, meus pensamentos também mudam. E quando eu mudo minha forma de falar, tudo muda a minha volta, devemos sempre lembrar que o que falamos também alimenta nossa alma, então se você quer começar algum tipo de mudança em sua vida, comece pelas palavras que você diz e pelas que pensa. Não emane um pensamento que você não gostaria de receber, não fale palavras que você não gostaria de ouvir, haja com gentileza seja em que situação for, pois como disse o poeta urbano conhecido como Profeta Gentileza, “Gentileza gera gentileza”. Seja gentil consigo mesmo antes de oferecer sua gentileza para outros, meça suas palavras antes que elas saiam e haja sempre com calma e tranquilidade, mesmo que o momento leve a outros ares.

Seja feliz e fale somente o que for necessário, útil e proveitoso principalmente.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na Fé