• Ideias & Ensaios

Pontes


Quantas pontes cruzamos ao longo da nossa vida, quantas construímos e quantas as vezes destruímos?

As vezes trilhamos por diversos caminhos e não nos damos conta de quantas conexões fizemos ao longo de todo esse tempo. Conexões que se tornam pontes para irmos e virmos quantas vezes quisermos dependendo de nossa atitude obviamente. Cada ser humano com quem criamos algum tipo de relação se torna uma ponte que nos leva a diversos caminhos e possibilidades inimagináveis dada a versatilidade de cada um.

Hoje eu penso que sem essas pontes eu não teria chegado onde estou e consequentemente aprendido o que aprendi. Todas essas pessoas que cruzaram o meu caminho acabaram, sem perceber ou não, se transformando em pontes que uniram diversos caminhos pelos quais eu trilhei com sensações e sentimentos diversos. Essas pontes permitiram que eu enxergasse o que há de pior e melhor em mim, também abriram janelas que mostraram outros horizontes através dos quais eu vislumbrei uma miríade de ideias e sentimentos. Ligaram corações, mentes e o que mais fosse necessário para que eu pudesse continuar andando e mais uma vez, aprendendo com todos e com tudo.

Hoje após sessenta anos de caminhada me deparo com algumas pontes intactas outras precisando de reforma e algumas quebradas. Preciso reformar e construir essas pontes, pois elas são o passaporte para minha redenção e que fazem parte da ideia de não deixar nada pendente. Sei que talvez algumas que estão quebradas podem não ter reparo nesse momento, mas ainda assim vou tentar. Essa ideia vem se consolidando cada vez mais e tento não pensar com tristeza sobre algumas dessas pontes que na época foram quebradas ou apenas danificadas por conta da minha imaturidade, mas ainda há tempo para fazer algo diferente e assim seguir em frente sem o peso brutal de alguma coisa que possa afligir meu coração e minha alma.

Nossas pontes são construídas todos os dias e as erigimos em cada ser humano com o qual nos conectamos seja de que forma for. Algumas pontes são sólidas e outras extremamente frágeis, algumas bonitas e outras merecendo mais atenção da nossa parte para que se tornem pontes seguras e firmes, é assim que devemos ver cada ser humano que está ao nosso redor em todos os momentos de nossa vida. Cada um com o qual entramos em contato, cada um que se aproxima por que motivo for, mas que chegam para nos ensinar como lidar com nossas diferenças e nossas dificuldades em aceitar o que o outro é. Linkamos essas pessoas em nossas vidas ou simplesmente deixamos de lado mesmo sem saber que aquele ser humano cruzou o seu caminho com um determinado propósito e simplesmente descartar porque não se alinha com nossas expectativas ou nossa visão centralizadora e egoísta que temos da vida, é algo que iremos perceber ou não e que em algum momento da nossa vida isso vai chegar na forma de arrependimentos, mágoas, lamentos e é nesse momento que pegamos as ferramentas que temos em mãos para consertar essa ponte.

Devemos pensar nessas pontes não somente no momento em que precisamos delas, pois as pontes que construímos também servirão a outras pessoas, a estrutura delas que é feita de amor, atenção, caridade e empatia vai permitir que quem transite por ela depois de você, possa se beneficiar da semente plantada através da mudança de comportamento de cada um. Devemos nos empenhar ao máximo para melhorarmos nossa conexão com todos a nossa volta, devemos melhorar nossos caminhos, devemos melhorar nossas pontes.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo