• Ideias & Ensaios

Qual é o caminho até Deus?

Atualizado: Abr 13

Qual é o verdadeiro caminho que vai me conduzir até Deus, é verdade que só através de uma religião eu poderei chegar Nele?

Ao longo dos anos a humanidade criou diversos caminhos que indicavam uma direção até o nosso Criador e também ao longo desses mesmos anos ela se perdeu com tantas vertentes religiosas que surgiram e que cada uma dizia ser o verdadeiro caminho até Deus, será que isso é verdade?

Durante muito tempo eu questionei quem realmente era Deus e onde ele estava, me perguntava como um Deus poderia ser tão cruel com pessoas que o amavam, pois, é isso que muitas religiões acabam apresentando para seus seguidores. Em um determinado momento eu comecei a questionar se Deus e o Diabo não eram a mesma figura mítica usada em muitos casos para oprimir, assediar, coagir, mistificar e submeter povos inteiros.

Meu primeiro “contato” com Deus se deu através da igreja católica, eu era obrigado a assistir às missas de domingo e justamente por essa obrigação eu me perguntava onde está a bondade em alguém que obriga que essa veneração seja feita ou caso contrário haverá um castigo. Questionava sobre a autoridade daquele homem, o padre, que se apresentava como um emissário de Deus e achava tudo muito esquisito, mas enfim.

Com o passar dos anos e o amadurecimento comecei a compreender melhor, dentro da minha visão, que aquilo que aprendi sobre Deus era uma grande falácia. Minha essência não estava satisfeita com isso e dentro do meu caminho eu fui me encontrando com minha religiosidade que foi sedimentando em minha cabeça qual era o verdadeiro caminho até Deus.

Sempre questionei sobre a forma como Deus era apresentado. O Deus que eu observava em igrejas, templos, mesquitas e outros locais, punia sempre que houvesse uma falha ou o cometimento de algum pecado. Será que é só punir e mais nada, simples assim? Será que se eu andar certo vou para o Céu e se errar vou para o Inferno? Na minha visão essa era uma forma muito simplista e limitada sobre quem realmente deveria ser Deus.

Meu primeiro contato com a espiritualidade se deu através da leitura do Livro dos Espíritos e isso foi como descortinar uma janela, pois encontrei todas as repostas para as minhas dúvidas e foi através da doutrina espírita que trilhei meu caminho até a Umbanda. Então você me pergunta, esse foi o caminho que me levou até Deus? Minha resposta é não, apenas sedimentei minhas ideias e consegui compreender qual era o verdadeiro caminho até Deus, e que realmente iria permitir que eu chegasse até essa essência divina.

As pessoas sempre vincularam o caminho até Deus através de uma religião, mas comecei a compreender que chegar em Deus era antes de qualquer coisa uma viagem para dentro de mim, e esse caminho seria percorrido através das minhas atitudes, falas e pensamentos. Nesse ponto as religiões têm um papel preponderante na jornada, mas o caminho é todo feito por você. O caminho até Deus se dá através da caridade, na forma como tratamos nosso semelhante, como cedemos parte do nosso tempo para ouvir a aflição dos outros, como agimos quando confrontados, o que fazemos quando somos mal tratados. No meu ponto de vista, não precisamos levantar nenhuma bandeira para chegarmos em Deus, pois ele está em nós o tempo todo. Somos nós que ficamos cegos e surdos com as ações o que temos durante a nossa vida. Tudo o que acontece de “ruim” em nossa vida sempre será resultado das nossas ações e não um castigo de Deus, nosso caminho é construído pelas nossas atitudes e são elas que irão sedimentar essa estrada até nosso criador.

Esteja você inserido ou não dentro de um segmento religioso, seja amável com o próximo, procure ouvir e enxergar as pessoas que estão a sua volta, aja com decência com todos e de forma natural sem pensar em retorno.

Minha compreensão se deu através da vida e meu caminho foi clareado através da Umbanda, eu precisei disso, lembre-se que Deus não está em uma bandeira, Deus está dentro de você.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na Fé